domingo, 23 de janeiro de 2011

Festa de formatura agitou Anapurus!

Na última sexta-feira dia 21 de Janeiro, a festa dos formandos do Colégio Cabral Marques foi o maior auê na cidade de Anapurus.







sábado, 22 de janeiro de 2011

Recanto dos Buritis, um pedacinho do paraíso!!!




Boa pedida para o fim de semana: Tomar um chopp e se refrescar nas águas límpidas e tranquilas do Balneário Recanto dos Buritis, esse pedacinho do paraíso, fica aqui mesmo em Anapurus do Maranhão. Quem não conhece, vale a pena conhecer!



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Portal Ecodebate: www.ecodebate.com.br

Conhecimento, Energia e Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba, artigo de Mayron Régis

[Envie este texto por Email]
[EcoDebate] Que rumo se pressente para o Baixo Parnaiba maranhense? Haveria várias hipóteses para o futuro dessa região. Conta-se com o futuro, com certo desconto, é claro, para que ele arranje energia em grandes prestações a perder de vista. Em que lugar se acharia uma fita métrica capaz de medir os quilômetros gastos por alguém no intuito de apressar o futuro e restringir o passado?
Os conhecimentos disponíveis para conjecturar a respeito do mundo foram devidamente neutralizados, esvaziados ou deportados pelas forças maiores do avanço da técnica sobre a vida social. Que técnica é essa? Haveria alguma semelhança entre a técnica do trabalho artesanal que predominava no começo do capitalismo para a técnica do trabalho massificado da crise do sistema capitalista?
Em um pouco mais de dois séculos, entre o final do século XVIII e o começo do século XXI, a humanidade se notabilizou por vários qualificativos que associavam e ainda associam técnica e civilização. A cidade de Paris, que no começo do século XIX, era mal-vista, anos mais tarde ficou conhecida como a cidade das luzes por causa dos investimentos em iluminação pública. Uma sociedade iluminada é uma sociedade que luta contra seus preconceitos mais arraigados e, portanto, é uma sociedade esclarecida.
Depois de um tempo, essa sucessão de sentidos extrapola para os demais semblantes da sociedade. Se iluminação e esclarecimento são correlatos, a sociedade precisaria gerar energia constante e gerar conhecimento em profusão para que permanecesse iluminada e esclarecida pelo futuro que resta. Tanto quanto a imensa epistemologia de epítetos que agraciaram a sociedade moderna como a mais iluminada e a mais esclarecida, os últimos séculos carregam consigo os feitos de que nunca antes se gerou tanta energia e gerou-se tanto conhecimento. E para onde foram essa energia e esse conhecimento? Nos países subdesenvolvidos, para replicar o sistema capitalista em núcleos que erigiriam estruturas similares às originais dos países capitalistas centrais. Essas estruturas propenderiam à extenuação rápida.
O conhecimento técnico dificilmente adverte e quando o faz, só o faz depois de o caldo entornar. A destruição do Cerrado leste maranhense, como do Cerrado sul-maranhense, só foi possível com as pesquisas da Embrapa para facilitar os plantios de soja e outras culturas em forma de monocultura. Os plantadores de soja jogaram tanto entulho em forma de conhecimento e de energia que já impermeabilizaram centenas de hectares em todo o Maranhão. O que fizeram em Brejo, Anapurus, Buriti de Inácia Vaz, Mata Roma, Milagres e Chapadinha pretendem continuar em Santa Quitéria, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia.
O Programa “Territórios Livres Baixo Parnaiba”, programa que envolve o Fórum Carajás, SMDH, CCN e Fórum em Defesa do Baixo Parnaiba, financiado pela agência de cooperação ICCO, nesses mais de dois anos de existência discute com as comunidades tradicionais o desentulhar das suas áreas de extrativismo e de agricultura desse conhecimento e dessa energia que logo se esgotam a medida que mais conhecimento e mais energia se despendem para tornar possível o sonho das monoculturas próprias.
Mayron Régis, jornalista, é Assessor do Fórum Carajás e colaborador do EcoDebate.
EcoDebate, 17/11/2010

Sobre o mesmo tema leiam, também:

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Anapurus completa 45 anos em grande estilo.

13 de Novembro é a data oficial do aniversário de emancipação política do município de Anapurus.A festa, que tem se tornado nos últimos anos grande atração turística e cultural do município, em 2010 foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de Novembro com muitas atrações.


Dia 12: 

Abertura oficial com estandes das Secretarias Públicas Municipais prestando serviço à população;
Apresentações Culturais
Forrozão Tira Roupa





  • Dia 13:

Alvorada;
Missa em ação de Graças;
Homenagens à personalidades importantes para a história do município;


Parabéns e distribuição do bolo;


Inaugurações:
Sede de destacamento da Polícia Militar


Posto de saúde do Povoado Água Rica


Ruas pavimentadas


Hospital Madalena Monteles




Banda Collo de Menina


  • Dia 14:

Banda Triballes




Com certeza, o aniversário de 45 anos de Anapurus deixou muita saudade. O de 46 promete ser melhor ainda.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011




HISTÓRIA DA CIDADE
História de Anapurus remonta ao ano de 1888, quando o patriarca Marcelino Francisco Monteles, procedente do lugar Veado Branco, em Brejo, chegou à atual sede do município com sua numerosa família. Em razão, talvez , da existência do riacho Estrela, principal fator da fixação da família Monteles na região, a povoação por ela fundada tomou o nome de Vila Estrela de Anapurus. Criado pela Lei Nº 2378, de 9 de junho de 1964, com a denominação de Anapurus, e instalado a 13 de novembro de 1965, foi desmembrado de Brejo.

Significado do Nome
Anapurus era o nome dos índios que habitavam a região.

Localização
Leste Maranhense. Faz parte da rota turística que liga os Lençois Maranhenses ao Delta do Parnaíba.

Principais Pontos Turísticos
Balneário Público Municipal Deputado Júlio Monteles
Balneário Recanto dos Buritis
Igreja Centenária de São Francisco das Chagas no Povoado Angical

EVENTOS
Carnaval;
Festas Juninas;
Aniversário da Cidade (13 de Novembro)
Festejos de São Bernardo (10 a 20 de Agosto)
Festejos de São Francisco das Chagas (Povoado Angical de 24 de setembro a 04 de Outubro)
Tambor de Mina (Povoado Cocal 12 de Outubro)
Festa de Reis (Povoado São Gonçalo 6 de Janeiro)